quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aprender a meditar






Em muitos dos meus artigos sobre auto-aperfeiçoamento, muitas vezes eu sugiro que a meditação pode ser uma ajuda inestimável para aliviar muitos dos nossos problemas diários. Eu não olho para a meditação como um solucionador de problemas, eu gosto de meditar porque eu gosto da consciência da meditação. Mas, se nós podemos ganhar a verdadeira paz de espírito através da meditação, não há problema que não possa ser ajudado de alguma forma. Estes são poucos dos passos preliminares para aprender a meditar.




1. LOCAÇÃO

Em primeiro lugar, encontre um local adequado, tranqüilo para meditação. Se é muito difícil encontrar um lugar tranquilo, use alguma música de meditação para abafar os sons de fundo. Se for possível mantenha um canto de sua sala reservada apenas para a meditação, o que ajudará a criar uma vibração de meditação naquela parte específica.



2. O BÁSICO

• É importante meditar com as costas retas. (Se você tentar meditar enquanto deitado, estará mais propenso a dormir, do que entrar em um elevado estado de meditação.)
• Não medite depois de comer uma refeição pesada - você vai se sentir letárgico e sonolento.
• Se possível tome um banho e use roupas limpas antes de meditar.
• Tente se desligar. Se você tentar meditar após o trabalho, você pode estar pensando ainda sobre o dia. Tente ler alguns livros sobre meditação para ajudar a fazer a transição do trabalho para a meditação.
Encontre tempo para meditar.



3. RELAXAMENTO

Para meditar é importante relaxar e se desligar. Diga-se que durante os próximos 10-15 minutos, você não tem que pensar sobre o passado ou futuro - apenas se concentre no momento presente e em sua meditação. Deixe de lado qualquer tensão no seu corpo e tente estar plenamente consciente do momento presente. Esta fase de relaxamento é uma etapa preliminar para a meditação, mas, vale ressaltar que a meditação é mais do que um simples relaxamento.



4. RESPIRAÇÃO

A ajuda mais útil para a meditação é boa respiração. Nossa respiração tem um grande impacto em nossa mente, se nós conseguimos acalmar a nossa respiração isso irá ajudar a desacelerar a nossa mente. Focalizando na nossa respiração e nada mais, irá ter um efeito benéfico para a nossa meditação. A beleza da meditação é a sua simplicidade. - Apenas esteja plenamente consciente da sua respiração, sinta que você está respirando em paz, se você pode fazer isso sem se distrair você será capaz de meditar de forma mais eficaz.



5. A MENTE CALMA

"Quando você medita, o que você realmente faz é entrar em uma mente calma e imóvel e em silêncio. Temos de estar plenamente conscientes da chegada e ataque dos pensamentos. Ou seja, não devemos permitir que qualquer pensamento, divino ou não divino, bom ou mau, entre em nossa mente. Nossa mente deve estar absolutamente silenciosa. Então, nós temos que ir fundo no interior, lá nós temos que observar a nossa existência real. "- Sri Chinmoy

Com estas fases preliminares você pode agora concentrar-se em cultivar uma mente calma e tranquila. Esta é a essência da meditação, qualquer forma de meditação que você prosseguir, eles irão compartilhar este objectivo comum de aquietar a mente. É somente quando nós podemos ter uma mente livre de pensamentos que nós seremos capazes de experimentar a verdadeira meditação. O que acontece é que nós podemos acalmar a mente, podemos expandir nossa consciência e levar a alma à frente. Nós sentimos uma expansão de nossa consciência, quando temos um bom sentimento em relação ao mundo, - esta é a verdadeira meditação.



6. QUAL É A BOA MEDITAÇÃO?

Nós podemos saber que estamos meditando bem, quando temos uma boa visão para o mundo. Se sentimos tensão e perturbação em seguida, a nossa meditação não está funcionando bem. Nós deveríamos ter uma sensação de simplicidade e humildade, se nos sentimos orgulhosos de nós mesmos isso não é um bom sinal. A meditação tem por objectivo reduzir o ego, não expandi-lo.



7. MAS A MEDITAÇÃO É DIFÍCIL!

Muitos recém-chegados a meditação, acham difícil para aquietar a mente. Isso ocorre porque a mente está tão acostumada a pensar, que quando tentamos pará-la é um choque para o sistema. Mas, se nós realmente queremos fazer algo que persevere e prática, a meditação não é diferente, quanto mais nos colocarmos em meditação, mais ganharemos a partir dela.


Tirado do site: http://www.srichinmoybio.co.uk/blog/meditation/basic-steps-for-lear...
Postado por TEJVAN

Sem comentários:

Enviar um comentário