sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sentido das Oferendas





por Daniele

Devem ser feitas e entregues com o maior capricho possível. Não
precisam ser caras, mas devem ser Bonitas. As cores e o material usado varia muito, dependendo da entidade, ou do Orixá A Ser Oferendado Como Também do objetivo do trabalho.


Nas oferendas em geral, Costuma-se forrar o local aonde será assentada
ou entregue Com um pedaço de tecido, folhas de vegetais ou folhas de
papel De seda. Alguns materiais usados em oferendas são: Frutas
diversas, rosas ou flores do campo, plantas e ervas.

Sabemos também que a nossa maior benção é ter a força da Natureza À
nossa disposição, Afinal cada orixá ou guia a se Oferendar Tem um
Ponto de Força Dentro da Natureza. Um ponto de Força, além de ativar a
Divindade, ativamos Também As forças elementais da natureza deste
local em uma Ação dupla de pura Força e Poder. Portanto, além de
termos uma grande responsabilidade com a Preservação da natureza,
temos também a responsabilidade de Saber onde, como e para quem pedir
o amparo e a sustentação Em nossas dificuldades, assim não ativaremos
forças contrárias Ou desnecessárias às nossas necessidades.

É preciso ter responsabilidade acima de tudo nas Solicitações em
oferendas, lembrando que, antes de tudo, o auto Conhecimento, o
respeito e a fé são fundamentais.

OXALÁ – Oferendamos Oxalá quando necessitamos fortalecer ou despertar
em nosso íntimo os sentimentos de fé, paciência, tolerância, perdão e
compaixão. Quando precisamos colocar em nossas vidas mais esperança e
confiança.

OYÁ – Oferendamos Oyá quando necessitamos despertar ou equilibrar a
religiosidade em nossas vidas, ou seja, é a Ela que clamamos quando
nossa fé ou nossa religiosidade está desvirtuada pelo fanatismo,
quando está ausente ou até pela má utilização da fé. É Oyá quem
absorve os excessos da fé. A Ela também solicitamos envolver,
purificar e redirecionar, com suas ondas espiraladas, os eguns
perdidos no tempo, aqueles espíritos que ha muito tempo vagam no
astral, que já se encontram perdidos e com seus mentais vazios
tornando-se alvos fáceis para as grandes quiumbas que os escravizam e
os utilizam para o mal. Além desses tipos de eguns, Ela também recolhe
aqueles que nos acompanham desde muito tempo, de vidas passadas, e que
por um sentimento de vingança emocional nos envolvem desequilibrando-
nos até hoje. Ela é a Dona do Tempo cronológico.

OXUM – Oferendamos Oxum pedindo que Ela amoleça o nosso ou outros
corações, a fim de se tornarem mais amorosos. Pedimos a Ela que
estimule a união através dos sentimentos de amor puro e fraternal. Só
através do amor puro é que a verdadeira união acontece e essa união
vale em todos os sentidos (profissional, social, familiar, etc). Com
essa união vem a felicidade, ou seja, a verdadeira prosperidade é
concedida a nós. Portanto Ela é a Mãe da Concepção, aquela que tudo
concede quando há amor.

OXUMARÉ – Oferendamos Oxumaré quando é necessário diluir sentimentos
que estão desequilibrados. Por se tratarem de sentimentos viciados
eles são ou se tornarão dolorosos como, por exemplo, o sentimento da
paixão ou do desejo. É importante salientar que algumas vezes não
percebemos o desequilíbrio emocional em que nos encontramos, portanto,
se fazem necessários o autoconhecimento, o verdadeiro querer melhorar
e, principalmente, a fé.

A Oxumaré solicitamos também que renove o nosso emocional trazendo a
pureza dos sentimentos pois este é o Orixá da renovação do amor na
vida dos seres. Ao trazer a cura emocional Ele é também capaz de,
automaticamente, curar o físico, sendo assim, oferenda-se Oxumaré
também para solicitar a cura Como o Caminho Religioso.

OXÓSSI – Oferendamos Oxóssi para que ele nos ajude no raciocínio
consciente, ou seja, para que ele nos traga o conhecimento, o
esclarecimento e a sabedoria em todos os sentidos da vida. A Ele
também solicitamos a coragem, a rapidez, o espírito caçador para as
novas empreitadas. Pedimos que sustente nossa caminhada espiritual com
sabedoria e que cure nossos mentais desequilibrados. Oxóssi é um Orixá
guerreiro, que nos traz a força da atitude, a força da vontade, enfim,
é o Orixá que nos ajuda naquilo que mais precisamos para evoluir: O
Conhecimento. É um Orixá que tem como domínio as matas e ervas e por
isso propicia também a cura energética e mental.

OBÁ – Oferendamos Obá para pedir concentração mental e quietude
racional, ajudando a boa memória e a capacidade de assimilação mental.
No entanto, a Ela também solicitamos que nos ajude a eliminar
pensamentos negativos ligado aos dogmas e conhecimentos errôneos,
pedimos que nos ajude a esquecer aquilo que nos negativa. Obá, com sua
ação discreta e firme, estimula nossa interiorização favorecendo o
auto conhecimento e paralisando todas as formas viciadas de
conhecimentos. Essa Orixá nos traz o sentido do “chão firme”,
portanto, devemos clamá-la naqueles momentos em que nos encontramos
sem chão ou aéreos demais, precisando de concentração e firmeza de
pensamento.

XANGÔ – um dos Orixás mais temidos pelo fato de ser Ele o determinador
da Justiça e quem ativa a Lei em nossas vidas, fazendo valer o ponto
que diz “quem deve paga e quem merece recebe”. Portanto, oferendar
Xangô é muito forte e muito especial, é nesse momento que devemos
baixar nossas cabeças e permitir que seja feita a vontade de Deus e
não a nossa. E é esse o “espírito da coisa”: não se oferenda Xangô
para pedir a nossa justiça, mas a justiça Divina. Infelizmente, isso
pouco acontece, pois as pessoas estão viciadas em seus desejos e
julgamentos e vão logo aos pés do Grande Rei Xangô pedir seus desejos,
o que é um grande erro. Devemos oferendar Xangô para buscar e pedir
equilíbrio entre a razão e a emoção, a justiça, a sensatez, a razão, a
determinação e a coragem para recebermos aquilo que merecemos. Pedimos
a Ele que nos mantenha sensatos e livres de quaisquer julgamentos,
tanto os que emitimos quando os que recebemos.

EGUNITÁ – mesmo sabendo que poucos conhecem ou cultuam essa Orixá,
vale a pena dizer que Ela é o fogo vivo e divino, Antigamente Era
Denominada Iansã do Fogo Em Alguns Terreiros, portanto a Oferendamos
quando queremos que essa ação do fogo queime e consuma todas as
energias negativas, todos os excessos emocionais e todos os cordões
negativos que nos envolvem e envolvem nossas casas. Ela também ajuda a
consumir energias de vícios.

OGUM – falar desse Orixá é falar de coragem, lei, ordem, ordenação,
retidão e determinação, portanto Oferendamos Ogum para receber em
nosso íntimo esses atributos e para manifestá-los em todos os sentidos
das nossas vidas, seja profissional, material, emocional ou
espiritual. Quando o Oferendamos pedimos também que nos envolva com
sua força guerreira, solicitamos a abertura de nossos caminhos e a
proteção de seus Guardiões da Lei. Ogum não julga nada nem ninguém,
pois esta atribuição pertence a Xangô. Ogum é quem aplica a Lei,
portanto oferendar Ogum no sentido de submissão à Lei Maior e à
Justiça Divina (ou seja, submissão a Deus) é dar as costas para
receber os “chicotes” da Lei. Esses doem, mas são necessários para
cessar nossas dividas cármicas acelerando nossa evolução espiritual.
Feliz daquele que tem coragem, amor e fé suficientes para sentir tão
grande Poder e Ação, fazendo valer o ponto: “o que se ganha de Ogum só
Ogum pode tirar”. É por isso que dizemos que Ogum é quem ativa nossas
próprias demandas como também é o único que tem o Poder de ordenar a
quebra de nossas demandas, tudo pela determinação da Lei de Deus.

YANSÃ – Oferendamos Yansã para pedir movimento e direção em todos os
sentidos da vida, a Ela solicitamos que nos envolva com sua Força
guerreira para nos ajudar em nossas mudanças e conquistas, portanto, a
Oferendamos quando estamos com nossas vidas estagnadas, quando nos
encontramos depressivos, sem energia, sem direção, perdidos e cheios
de dúvidas, afinal Yansã é a manifestação da alegria e da paixão pela
vida e pelo que faz. Pedimos também a força e o movimento de Yansã
para que envolva e encaminhe todos os eguns, espíritos negativos que
desvirtuam nossa caminhada material, emocional e espiritual,
direcionando-os aos domínios de Obaluaiyê ou Omulu onde serão
conduzidos aos seus lugares de merecimento. Ela esgota os seres e os
redireciona, abrindo novos caminhos por onde evoluirão de forma menos
emocional. Yansã é a Orixá do Tempo climático, Senhora dos ventos, dos
raios, do movimento e da direção.

OBALUAIYÊ – Oferendamos este Orixá para pedir que Ele nos ajude em
nossa evolução espiritual e que nos traga a sabedoria junto com a
paciência – a sapiência. Ele é o Senhor das Passagens, portanto é ele
quem permite a nossa passagem de um nível para outro, isso quer dizer
que é ele quem nos conduz e quem abre as porteiras em nossas mudanças
de estágios ou graus espirituais, por isso é a Ele que clamamos quando
nos encontramos estagnados e paralisados. Também é Ele quem nos conduz
nas mudanças de estado encarnado para desencarnado e vice-versa, ou
seja, é ele quem acolhe os espíritos que acabaram de desencarnar,
assim como conduz os espíritos que irão reencarnar. A Ele pedimos
estabilidade, proteção e sabedoria anciã. Também pedimos para
transmutar e transformar nossos sentimentos, portanto, é Ele quem
permite e proporciona a cura da alma.

NANÃ – Oferendamos Nanã para solicitar que Ela decante nossos
sentimentos e lembranças negativas, que nos ajude a esquecer as
mágoas, o rancor, a dor, etc. A Ela pedimos maturidade e mobilidade
para viver em harmonia e com sabedoria.

YEMANJÁ – a grande Mãe da Vida é ofertada quando precisamos de coisas
novas em nossos caminhos, por isso pedimos a Ela que gere em nós a
vontade de viver, de crescer, de melhorar, etc. Pedimos que Ela gere
em nós, e para nós, novas oportunidades em todos os sentidos da vida.
Como grande Mãe que é, Ela rege a família e portanto equilibra e
apazigua os laços familiares e o sentido de “ser mãe”. Ela nos
favorece suas qualidades geradoras, renovadoras e criacionistas, ou
seja, Ela nos permite buscar coisas novas, aguçando nossa criatividade
e estimulando nossas percepções.

OMULU – sabemos que muitos identificam Omulu e Obaluaiyê como sendo o
mesmo Orixá, no entanto, a ação de Omulu é muito mais ativa, pois é um
Orixá cósmico, ou seja, atua em nossa vida de forma ativa paralisando
nossos desequilíbrios e punindo, caso seja necessário, as terríveis
quiumbas que já se encontram de forma super negativadas. Portanto
solicitamos a Omulu, o grande Orixá do Fim, que coloque um fim nas
ações do baixo astral, um fim em nossos desequilíbrios emocionais e
espirituais, assim como um fim às dores da alma, do físico e da mente.


Alguns pontos que merecem ser destacados e devem ser lembrados no
momento de oferendar:

• A melhor e mais poderosa de todas as oferendas é aquela que fazemos
sem pretensão alguma, somente com o sentido de agradecimento. Essa é a
oferenda religiosa que tem como guia nosso coração e que pode ser
realizada dentro da nossa casa a qualquer hora, é só ofertar ao Orixá
o nosso amor e a nossa fé. Pronto! Eis o segredo da felicidade.

• Tudo que for solicitado só será atendido diante da necessidade e do
merecimento da pessoa, portanto, as oferendas não devem ser
confundidas com barganhas.

• Não adianta a pessoa oferecer uma feira inteira ao Orixá se não
tiver Fé. Muito mais do que está sendo oferecido as Divindades esperam
o amor, o respeito, a fé e os sentimentos positivos do fiel no momento
da oferenda.

• As Divindades não comem os elementos ofertados, Elas apenas absorvem
as energias dos elementos e as conduzem aos seus fieis de forma
potencializada e divina, portanto, Ogum não bebe a cerveja, Oxalá não
come a canjica, Oxóssi não come as frutas, etc.

• Lembre-se sempre de preservar a Natureza e o respeito à sociedade.
Não deixe sujeira nos pontos de força. A Umbanda e a Natureza
agradecem.

Muito Axé a todos e bons estudos!

http://religiaoespirita.com/umbanda/sentido-das-oferendas/

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