terça-feira, 12 de julho de 2011

S. BENTO



AMIGOS
Todos os anos se festeja na minha localidade a festa de S. BENTO DAS PÊRAS, o Santo padroeiro.
Embora eu não seja natural desta freguesia, tenho grande devoção por este Santo, pois curou os "cravos" que eu tinha nas mãos, em pequena, assim como mais tarde curou nos meus dois filhos.
Assim, queria aproveitar o texto que a minha querida mana Elisangelis postou no ICA, para prestar tb uma pequena homenagem a este Santo querido.
+++++++++++++++++++++

A Medalha de São Bento

São Bento é representado segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges; e, na outra mão, a cruz.

Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece:

EIUS * IN * OBITU * NRO * PRAESENTIA * MUNIAMUR


Em português: Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte.


Explicação

São Bento servia-se do Sinal da Cruz para fazer milagres e vencer as tentações. Daí veio o costume, muito antigo, de representá-lo com uma cruz na mão.

Através dos séculos, foram cunhadas medalhas de São Bento de várias formas. Desde o século XVII, começaram-se a cunhar medalhas, tende de um lado a imagem do Santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento das quais São Bento saiu milagrosamente ileso. O outro lado da medalha apresenta uma cruz e entre os seus braços estão gravadas as iniciais C S P B; em latim: Crux Sancti Patris Benedicti: "Cruz do Santo Pai Bento".

* Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais: C S S M L:
Crux Sacra Sit Mihi Lux

A CRUZ SANTA SEJA MINHA LUZ

* Na haste horizontal: N D S M D:
Non Draco Sit Mihi Dux

NÃO SEJA O DRAGÃO O MEU GUIA

* No alto da cruz está gravada a palavra PAX, "Paz", que é o lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.

* A partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V:
Vade Retro Sátana Numquam Suade Mihi Vana

RETIRA-TE, SATANÁS, NUNCA ME ACONSELHES COISAS VÃS!

* S M Q L I V B:
Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas

É MAU O QUE ME OFERECES, BEBE TU MESMO OS TEUS VENENOS!

2 comentários:

  1. AMANZING
    SOU NATURAL DE S.BENTO E GOSTAVA DE PARTILHAR MAIS EXPERIÊNCIAS SOBRE S.BENTO E A SUA CRUZ MAIS A MEDALHA.

    ResponderEliminar
  2. MEUS CONTACTOS SÃO OS DAS REDES SOCIAIS, E OU ATRAVÉS DO MEU Nº DE TELEFONE 966222450

    ResponderEliminar