sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sonhos induzidos: escolha o que sonhar


AMIGOS
HÁ MUITAS TEORIAS SOBRE OS SONHOS. EU TENHO A MINHA, QUE APRENDI NA DOUTRINA ESPIRITA. MAS RESOLVI POSTAR ESTE ARTIGO, QUE ACHEI INTERESSANTE.
ESPERO QUE GOSTEM.
***************************


Aprenda passo-a-passo para encontrar no sonho a resposta que procura

por Diego Pedroso

Os sonhos são uma manifestação dos conteúdos inconscientes do indivíduo. Além de trazer em forma de símbolos os saberes mais profundos, o sonho revela em "códigos" as percepções e as sensações armazenadas durante a vida.

Tudo aquilo que vemos, ouvimos ou sentimos - seja com cada um de nossos cinco sentidos ou mesmo o sexto sentido (a percepção) - fica registrado e guardado na memória e em nosso inconsciente. Apesar da mente humana só poder se concentrar em uma ou duas coisas por vez, a percepção inconsciente guarda tudo o que acontece ao nosso redor simultaneamente, o tempo inteiro de nossas vidas.

É por isso que pessoas que passam por sessões de hipnose geralmente conseguem lembrar de detalhes guardados em sua memória, que dificilmente conseguiriam sem estarem hipnotizadas. Podem recordar, por exemplo, o que estava escrito na estampa da camisa de sua mãe em seu aniversário de quatro anos, quando ainda nem sabia ler. Isso acontece porque nossa percepção ou sexto sentido capta tudo o que está acontecendo ao nosso redor e registra no inconsciente. A hipnose consegue acessar este conteúdo e trazê-lo à consciência.

É você quem escolhe seus sonhos

Pelo fato de tudo o que sonhamos vir de dentro da nossa mente, podemos concluir que ao colocar em nosso pensamento um conteúdo a nossa escolha, existe uma chance de que esse pensamento apareça nos sonhos. Se pensar em algo que quer saber sobre si mesmo, todo o conhecimento acumulado sobre determinado assunto poderá aparecer nos seus sonhos em forma de símbolos a serem interpretados."Se pensar em algo que quer saber sobre si mesmo, todo o conhecimento acumulado sobre determinado assunto poderá aparecer nos seus sonhos em forma de símbolos a serem interpretados."

A busca de respostas nos sonhos acontece há mais de 3.000 anos a.C, quando os povos primitivos iam ao templo de seus deuses passar por rituais específicos. O objetivo era fazer com que, por meio dos sonhos, obtivessem as respostas para as mais variadas perguntas. Depois de sonharem, os sacerdotes interpretavam esses sonhos e assim muitos reis da antiguidade decidiram o destino de seus reinos e aldeões, como, por exemplo, se deveriam ou não se casar.

O processo de indução de sonhos, também chamado de incubação de sonhos, nada mais é do que um oráculo particular. Durante o sono, o sonhador trará na história de seu sonho a resposta que ele mesmo tem sobre determinado assunto. Em outras palavras, é apenas uma forma de compreender melhor qual o seu desejo e opinião sobre determinado assunto, sem interferência dos medos, dúvidas e inseguranças pessoais.

Como induzir uma resposta no sonho?

No antigo Egito, eram feitos rituais com cânticos e mantras repetidos várias vezes para induzir os sonhos. Ervas muito fortes eram queimadas e sua fumaça respirada, algumas pessoas tomavam chás e sopas feitos com raízes e ervas alucinógenas, e os sacerdotes criavam um ambiente com a iluminação baixa e retiravam os estímulos sensoriais desnecessários do ambiente. Eles, por exemplo, não conversavam sobre assuntos que não fossem pertinentes ou utilizam roupas e objetos que pudessem levar a mente a pensar em algo que não fosse o seu objetivo. Hoje em dia nossa realidade é bem diferente, mas os princípios são parecidos com os deles.

A seguir citarei algumas técnicas utilizadas que - por meio da repetição - ficarão cada vez mais fáceis de conseguir as respostas procuradas. Algumas pessoas conseguem logo na primeira tentativa obter as respostas que procuram, mas o ideal é que este processo seja repetido por pelo menos três noites seguidas. A resposta pode vir fragmentada nesses sonhos ou pode aparecer repetida nas três vez. Vale lembrar que por mais que a simbologia dos sonhos mude, o significado e a resposta deverão ser os mesmos.

■1 Tire a bagunça de seu quarto - Os estímulos sensoriais que os objetos proporcionam, mesmo quando estão escondidos debaixo da cama, podem trazer pensamentos desnecessários por meio de associação, memória e percepção destes objetos e tudo o que eles representam.

■2 Música - Deixe uma música instrumental e relaxante enquanto dorme. Isso diminuirá os pensamentos sobre assuntos não relacionados com sua dúvida e ainda facilita o relaxamento.

■3 Beba um chá - Antes de deitar para dormir, beba lentamente um chá quente. Comece tentando não pensar nos problemas que passou durante o dia e relaxe. O calor do chá facilita a ativação celular e acalma o corpo, então procure o sabor de chá que mais lhe agrada ou que achar que será melhor para o seu processo do sonhar.

■4 Aroma - Deixe o quarto com um aroma relaxante e agradável, de preferência algum que lembre algo relacionado a sua pergunta. Por exemplo, se a dúvida for sobre seu par amoroso , além de deixar alguma essência ou incenso no quarto, durma abraçado com alguma peça de roupa que tenha o cheiro da pessoa.

■5 Linguagem - Escreva a sua pergunta em um pedaço de papel. Já deitado na cama, leia algumas vezes essa pergunta antes de dormir, deixe o papel debaixo de seu travesseiro e siga em frente com as técnicas.

■6 Símbolo - Deixe desenhado em um pedaço de papel algum símbolo bem simples que lembre algo em relação a pergunta, de preferência um símbolo que resuma bem a pergunta. Por exemplo, se for algo em relação ao trabalho, pode ser o logotipo de sua empresa. Mas lembre-se que esse papel deverá ser colocado no teto de seu quarto, acima de sua cama, para que você fique olhando para ele antes de dormir. Se não puder colocar acima da cama, desenhe o símbolo em sua própria mão, ao invés do papel, e olhe para ele antes de dormir.

■7 O Toque - Depois disso tudo, repouse uma de suas mãos em sua testa, sinta o calor de suas mãos e a ativação energética do local. Procure se concentrar apenas neste calor e no toque. Esvazie a mente de tudo o que você pensou e passou durante o dia, procure não pensar mais nem na pergunta que você se fez, apenas deixe a mente vazia e deixe o sono chegar.

No dia seguinte você já deverá ter tido algum sonho significativo. Caso ainda não consiga, tente por mais duas ou três vezes. Se mesmo assim não encontrar nenhuma resposta não se preocupe e deixe passar um tempo antes de tentar de novo. Às vezes a mente está bloqueada e turbulenta demais com seus problemas pessoais, impedindo o processo.

Muitas vezes esses sonhos não necessitam de interpretação, pois eles por si só já trazem a emoção e a sensação necessárias para resolver um problema, mas muitas vezes poderá ser necessário interpretar os símbolos de algum sonho. Caso você não consiga sozinho, procure o auxílio de um psicólogo ou terapeuta que tenha conhecimento em onirologia e sonhos induzidos, para que ele possa lhe ajudar a compreender a mensagem encontrada em seus sonhos.

Agora é só fazer a pergunta certa que encontrará suas respostas. Bons sonhos.

fonte : Revista Eletrônica Personare

Sem comentários:

Enviar um comentário