quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cromoterapia


Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o cromoterapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico, mental e espiritual.


O cromoterapeuta deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais.

Na cromoterapia a cura se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.

Muitas das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente à nível emocional/mental que mais tarde podem somatizam-se causando a doença no corpo físico.

A cromoterapia não trata apenas os sintomas, ela dirige-se à causa do desequilíbrio energético, ou seja, ela atinge o campo energético dos órgão e sistemas.

Atenção: O uso das cores não dispensa o tratamento médico.

APLICAÇÃO DAS CORES

Vermelho

Corresponde à nota musical dó e ao Chacra Básico.

O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante.

O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.

Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.

O vermelho é contra-indicado para temperamentos sangüíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.

Alimentos vermelhos: frutas e legumes de casca vermelha e alimentos que contenham ferro.: beterraba, rabanete, carne, cerejas, ameixa vermelha, groselhas, morango, agrião, etc..

Laranja

Corresponde à nota musical ré e ao Chacra Esplênico.

O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.

Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias.

Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé , joelhos, punhos) e problemas respiratórios.

O laranja é contra-indicado para pessoas com insônia.

Alimento laranjas: vegetais e frutas de casca alaranjadas como: laranja, mexerica, melão, manga, abóbora, cenoura, pêssegos, etc..

Amarelo

Corresponde à nota musical mi e ao Chacra Plexo Solar .

O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.

Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.

Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.

O amarelo é contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarréia, gastrite e alcoolismo.

Alimentos amarelos: vegetais e frutas de casca amarela como: limão, banana, abacaxi, milho, batata doce, melão, etc..

Verde

Corresponde à nota musical fá e ao Chacra Cardíaco.

O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sangüínea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.

Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.

Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.

O verde não possui contra-indicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.

Alimentos verdes, todas as verduras verdes e frutas e legumes de casca verde.

Azul

Corresponde à nota musical sol e ao Chacra Laríngeo.

O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.

Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude.

Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireóide, insônia, queimaduras e nervosismo.

O azul é contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.

Alimentos azuis: frutas e vegetais azuis como: uvas, ameixas preta, uva passa, amora, aspargo, batata.

Índigo/Anil

Corresponde à nota musical lá e ao Chacra Frontal.

O índigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, antiinflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.

Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.

Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.

O índigo não apresenta contra-indicações.

Alimentos índigos: os mesmos utilizados nos alimentos azuis e violetas.

Violeta

Corresponde à nota musical si e ao Chacra Coronário.

A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranqüilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É antiinflamatório, desinfecionante, antiestressante . É a cor da transmutação de energias.

Do ponto de vista psicológico, o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.

Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, raquitismo, problemas na bexiga.

O violeta não apresenta contra-indicações.

Alimentos de cor violeta: berinjela, uva roxa, amora preta, beterraba, repolho roxo, brócolis, etc..

Rosa

Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo.

Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.

O rosa não apresenta contra-indicações.

Branco

É a união de todas as cores, combinação perfeita das freqüências coloridas.

Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contra-indicações.

Formas de tratamento

Em consultório, o terapeuta utiliza-se de imposição de mãos, mentalizando a cor, bastão cromático e lâmpadas coloridas. Além de associar e indicar ao cliente as outras técnicas comoterápicas:

Água Solarizada

Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos coloridos, pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane. Use sempre água filtrada ou da fonte, não encher até a borda. Coloque a garrafa ou o copo no sol (entre 8:00h e 11:00h) para que a água possa ser energizada. O tempo necessário para energizar a água dependerá da intensidade do sol. (quando o dia está nublado eu deixo a manhã inteira, quando o dia está bom eu deixo por 2 horas). Você pode usar esta técnica com óleo de amêndoas; apenas em tratamentos de uso externo. Ideal é fazer a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo. Por exemplo, as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias, podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.

Janelas coloridas

Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência no período da manhã), você pode colocar papel celofane, na cor necessitada. Sente-se sob a projeção da luz. Tempo de exposição aproximadamente 5 a 10 minutos.

Cromoterapia como complemento no tratamento de algumas doenças

Alguns dos casos onde a Cromoterapia pode ajudar:

Anemia: respiração, ingestão de água e alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação da cor verde ou azul, por alguns minutos.

Ansiedade: Banhos de luz, azul e verde no corpo todo e ingestão de água solarizada.

Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e ter uma atitude mental positiva e otimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.

Azia: banhos de luz amarelo e verde, localizados.

Bronquite: Respirar a cor laranja e tomar suco de limão e laranja. Aplicar a luz laranja no estômago e abdome, por 10 a 15 minutos ou mais de acordo com as necessidades do paciente.

Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.

Catarata: Respirar o raio índigo. Banhar os olhos com água solarizada índigo. Coloca panos embebidos na água solarizada índigo na fronte. Num segundo estágio, aplicar a cor índigo nos olhos e na fronte por 30 minutos.

Coceira: banhos de luz azul e verde, ou compressas com água solarizada

Conjuntivite: banhos de luz azul e violeta ou compressas com água solarizada.

Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdome, durante 20 minutos, à noite e pela manhã.

Cortes: Aplicar água solarizada ou banhos de luz índigo para estancar a hemorragia.

Dispepsia: Respiração e ingestão de água com raios amarelos. Aplicar no plexo solar, durante 30 minutos a cor amarela, 2 vezes ao dia.

Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.

Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos, Fazer gargarejos com água solarizada azul a cada 2 horas.

Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.

Falta de apetite: banhos de luz laranja, visualizar a cor laranja.

Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e ingestão de água solarizada azul.

Flatulência: Tomar, pequenas quantidades de água solarizada amarela entre as refeições.

Friagem: banhos de luz vermelha no corpo todo.

Inflamação nos ouvidos: Aplicar luz índigo e ingerir água solarizada índigo, 2 vezes por dia.

Insônia: Aplique a luz azul e índigo.

Irritabilidade: Banhos de luz, verde e azul, no corpo todo e água solarizada (3 copos por dia).

Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor.

Rouquidão: Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer.

A Cromoterapia não dispensa o tratamento médico!

MM
+++++++
do site VLV (A Verdade Liberta Você)

Sem comentários:

Enviar um comentário