quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bom dia!
Um dia desses vi em um adesivo colado no vidro traseiro de um veículo a seguinte frase: “minha educação depende da sua”!
Fiquei a imaginar qual seria o conceito de educação para quem pensa dessa forma.
Ora, se nossa educação dependesse da dos outros, certamente seria tão instável quanto a quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos.
E, se fosse assim, não formaríamos jamais o nosso caráter. Seríamos apenas o resultado do comportamento de terceiros onde refletiríamos como se fôssemos um espelho.

A educação é a arte de formar caracteres, ou seja, é o conjunto de hábitos adquiridos. Sejam eles bons ou ruins. Assim sendo, como fica a nossa educação se refletir somente o comportamento dos outros como uma reação?
O verdadeiro caráter é forjado na luta por dominar as más tendências, por não revidar uma ofensa, por retribuir o mal com o bem.
Um amigo tinha o costume de dizer: “bateu, levou!”
Um dia perguntei se ele admirava os mal-educados que tanto criticava. Imediatamente ele se posicionou em contrário.
- É claro que eu não aprovo pessoas mal-educadas.
Então questionei outra vez:
- Se você não aprova, porque imita?
Ele ficou um tanto confuso, pensou um pouco, e respondeu:
- É, de fato deveríamos imitar somente o que achamos bonito.
Seguindo por esse exemplo, vemos que nossa educação não deve jamais depender da educação dos outros. E menos ainda da falta de educação dos outros.
Todos os ensinamentos do Cristo recomendam que apresentemos a outra face. Imaginem se Jesus tivesse dito:
“se alguém te bater numa face, esmurra-lhe a outra”, ou então “faz aos outros tudo aquilo que não deseja que façam a você”.
Nós certamente não teríamos aceitado Jesus como modelo a ser seguido.
Assim sendo, vamos lutar por nos educar segundo os ensinamentos do Mestre de Nazaré, que diante dos momentos mais dolorosos de Sua vida manteve a calma e tolerou com grandeza todas as agressões sofridas.
Não se espelhem nos que não são modelos nem deles mesmos. Construam seu caráter com os exemplos nobres.
Não adotem os costumes comuns que nada tem de normais. O normal é cada um buscar a melhoria íntima com os recursos internos e externos que Deus oferece.
Todos nós servimos de exemplo pra alguém, portanto, devemos nos fazer um exemplo digno de ser imitado.
 Um dia, quando tivermos que prestar contas às leis que regem a vida, não haverá desculpas para a nossa falta de educação, nem poderemos jogar a culpa nos outros, já que Deus nunca deixou a Terra sem bons exemplos de educação e dignidade.
Momento Espírita